MENDORATO É DIVERSÃO GARANTIDA!

Galera reunida e cerveja gelada? Então mande bem e não esquece Mendorato.

Quem foi Tiradentes?
20 abr

Quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier, o famoso Tiradentes, nasceu em 1746 e morreu em 1792. O seu apelido veio do fato de ele ter sido dentista boa parte de sua vida. Mas ele também foi militar, tropeiro, comerciante, minerador e ativista político, ficando conhecido como o grande herói da Inconfidência Mineira.

Tiradentes alistou-se na Capitania de Minas Gerais em 1780 e foi ali que começou a questionar o domínio português sobre as capitanias. Pediu uma licença em 1787 e foi morar no Rio de Janeiro. Lá viu seus planos serem derrubados pelos portugueses o que aumentou sua ira contra eles.

Em 1789, de volta a Minas Gerias, viu a Coroa portuguesa criar a Derrama, um imposto que reservava um quinto de todo minério extraído para Portugal. Foi aí que líderes do movimento foram às ruas pregar a República. Mas, antes de mesmo da revolução acontecer, Joaquim Silvério dos Reis, Inácio Correia de Pamplona e Basílio de Brito Malheiro do Lago, delataram o movimento aos portugueses em troca do perdão de suas dívidas.

Alguns anos depois, a Derrama já havia sido suspendida pelo Visconde de Barbacena. Tiradentes foi preso em 10 de maio, junto com o restante dos inconfidentes. Tiradentes foi o único que assumiu a responsabilidade pela sua participação no movimento e assim, seus companheiros foram inocentados.

Tiradentes foi morto e esquartejado no dia 21 de abril do ano de 1792 e as partes de seu corpo foram distribuídas pelas cidades onde pregava a independência de Portugal. Em sua homenagem, uma cidade mineira recebeu o seu nome e a data se tornou um feriado nacional simbolizando sua luta.

E esse foi o minuto cultura do Mendorato. Agora que você já estudou um pouquinho de história, é hora de abrir um Mendorato e curtir o feriado.