MENDORATO É DIVERSÃO GARANTIDA!

Galera reunida e cerveja gelada? Então mande bem e não esquece Mendorato.

Sai que é sua, Taffarel!
08 mai

Sai que é sua, Taffarel!

Cláudio André Mergen Taffarel, ou simplesmente nosso goleirão Taffarel, um dos mais memoráveis do futebol brasileiro, completa 50 anos nesse mês de Maio. Ele jogou em vários clubes durante sua carreira como o Internacional, Parma, Reggiana e Atlético Mineiro, encerrando sua trajetória no Galatasaray da Turquia.

Mas a sua consagração como um dos melhores goleiros do planeta, veio na Copa do Mundo de 1994 quando ele se tornou um dos maiores ídolos daquela geração, ao lado de Romário e Bebeto. Na emocionante final contra os italianos, a decisão foi para os pênaltis, onde ele fez história ao ser o primeiro e único goleiro a defender uma cobrança em um jogo final de Copa do Mundo. Foi ali que nasceu a famosa frase do Galvão Bueno “sai que é sua Taffarel!”. A defesa foi fundamental para a conquista do Tetra, título que o Brasil esperava há 24 anos.

Hoje, Taffarel é treinador de goleiros aqui no Brasil e é relembrado com carinho e saudosismo por todos daquela geração que assistiu o Brasil levar a taça do mundo de 1994 para casa.

Conheça algumas curiosidades enquanto você aprecia um Mendorato:

  • Taffarel disputou 123 partidas pela Seleção Brasileira, de 1987 até 1998.

  • É o único jogador da Seleção Brasileira a nunca ser substituído em três Copas do Mundo consecutivas: 1990, 1994 e 1998, num total de 18 jogos como titular absoluto.

  • É recordista em jogos como goleiro brasileiro na história das Copas América, com 25 partidas em 5 edições disputadas: 1989, 1991, 1993, 1995 e 1997.

  • Foi considerado o 5º maior goleiro da história do futebol mundial, eleito em 2007, pela Association of Football Statisticians na lista “Top 100 Soccer Stars of All-Time”.